Blog

Importância do plantio na produtividade

O inverno está terminando, com sua característica de tempo seco, a primavera se aproxima, com esperança das primeiras chuvas ainda em setembro e que São Pedro interceda pelos produtores rurais, pois são em momentos de crise e aumento de preços que lembramos da importância da agropecuária para garantir alimento à população.

Tudo começa na preparação do solo para o plantio, quando a semente é lançada à terra, para germinar, crescer e produzir frutos, uns trinta, outros setenta e outros cem, de acordo com a espécie. Para se obter o melhor rendimento da área a ser cultivada, a etapa do plantio é a mais crítica, pois a semente que deixa de cair ou a má distribuição tem impactos diretos na produtividade da lavoura.

A regulagem correta da semeadora contribui para melhor qualidade do plantio. É importante que o implemento faça a distribuição das sementes e fertilizantes no solo com uniformidade, pois o sucesso no plantio, favorece maior produtividade da cultura e consequentemente rentabilidade para o produtor.

Antes do início da safra é necessário fazer a manutenção do implemento, para verificar se há peças desgastadas ou quebradas da safra anterior. Deve ser feita uma inspeção geral no depósito de adubo, engrenagens, correntes de transmissão, discos duplos de corte do carrinho da semente, limitadores de profundidade, compactadores, condutores de adubo e semente, e principalmente nos componentes de distribuição. Atenção especial deve ser dada a escolha dos discos e anéis que serão utilizados, pois isso depende do formato da semente. A inspeção dos componentes, regulagens e lubrificação do equipamento devem ser realizados diariamente durante todo o período de utilização no plantio.

Um dos problemas acarretados pela regulagem incorreta da semeadora é que sobre ou falte insumo ao final do plantio, o que se traduz em prejuízo e redução de produtividade, pois não se consegue extrair o máximo potencial da genética, fertilidade do solo e condições climáticas.

Trabalho a campo feito pela consultoria Geração Agro concluiu que alguns problemas relacionados a regulagem das semeadoras, podem levar a uma perda de até 15% na produção final da lavoura. A semente que não produz uma planta, que irá gerar espigas de milho, panículas de sorgo ou vagens de soja é um valor que deixa de entrar na conta, então este é o valor de cada semente.

A regulagem da semeadora é um dos principais fatores que interferem no desempenho do plantio, porém, outros fatores externos também podem impactar o desenvolvimento da operação, como tamanho do trator, tipo de solo, umidade, velocidade de operação e experiência do profissional, sendo assim, a regulagem correta da semeadora e de todos os equipamentos utilizados ao longo da produção, são fundamentais para se obter o melhor rendimento da lavoura. Esse é o agro brasileiro, sempre em frente e confiante!

Autores

Fabio H. Pereira – Engenheiro Agrônomo, MSc

Roberto G. Pereira – Economista e Contador

Paulo A. Pereira – Engenheiro Agrônomo e Especialista em Manejo de Solo